quarta-feira, 9 de julho de 2014

09/07/2014 - Alergia

Foi comemorado no dia 08/07 o Dia Mundial da Alergia, data criada para alertar a população sobre as doenças alérgicas.




Mas o que é Alergia?
O termo alergia foi usado a partir de 1906, derivado da palavra grega allos (outro) + ergia (ação, eficácia). Assim, alergia quer dizer “ação diferente”.
O ser humano está exposto a todo momento a uma série de agentes como vírus, bactérias, fungos, poeira e até alimentos que, por não pertencerem ao organismo, são considerados estranhos. O sistema imunológico é o responsável pela defesa contra estes agentes estranhos. Dependendo do agente, do ambiente ou dos dois, ele pode “tolerar” a agressão ou responder de forma mais ativa.
De uma maneira simplificada, a alergia é considerada uma resposta exagerada do sistema imunológico, também conhecida como hipersensibilidade. Trata-se de uma reação diferente. É como se o sistema imunológico considerasse o agente mais agressivo do que realmente é.

Qualquer um pode ter alergia?
A princípio, a resposta é sim. Mas há vários fatores que favorecem determinado indivíduo a ter um processo alérgico. O principal fator é a herança genética. Algumas pessoas tem uma predisposição genética a apresentar manifestações alérgicas: são chamadas atópicas. Elas herdaram de seus pais a característica de reagir de maneira exagerada a fatores que normalmente todos estamos expostos. Quando o atópico entra em contato com determinado agente, o sistema imunológico considera este agente muito mais agressivo do que realmente é. O indivíduo atópico se torna “sensível” e, a cada novo contato, vai reagir de maneira exagerada e manifestar sintomas alérgicos. Ao reduzir o contato ou afastar o agente agressor, não haverá sintomas alérgicos, mas ele ainda assim, será sempre um atópico.
A doença alérgica pode se manifestar em qualquer idade. Isto vai depender do ambiente em que a pessoa vive ou do momento em que ela se expõe à determinado agente. As doenças alérgicas mais comuns são a rinite alérgica, a dermatite atópica e a asma. São mais comuns nas crianças, mas podem se manifestar na idade adulta ou ainda persistir da infância até a vida adulta. As doenças alérgicas da pele como urticária e dermatite de contato são mais comuns nos adultos jovens, mas também podem se desenvolver em qualquer idade.

Por que um número tão alto de pessoas alérgicas?
O que acontece é que o sistema imunológico reage a fatores como micro-organismos, poluição do ar, fumaça de cigarro, mudança de temperatura, ar condicionado, alimentos industrializados e medicamentos por serem agressivos a qualquer organismo, atópico ou não. Hoje em dia, devido ao acesso às facilidades tecnológicas (videogame, computador, DVD) e ao medo da violência, cada vez mais optamos por uma vida em ambiente fechado em detrimento à vida ao ar livre. Com isso, passamos mais tempo em shoppings, com os amigos em casa e em encontros virtuais, nos expondo mais a fatores irritantes, que terminam por provocar o sistema imunológico. Esta resposta não é exagerada: é frequente, persistente.

Como saber se uma pessoa é alérgica?
Para saber se você é alérgico, procure o especialista que é o alergista ou alergologista. Este profissional está habilitado a avaliar suas queixas e, dependendo da situação, realizará os testes alérgicos adequados para a comprovação da alergia.
Atópico ou não, o melhor mesmo é criar hábitos saudáveis, com boa alimentação, passeios e atividades ao ar livre. Cuidar do ambiente da casa, do quarto de dormir, combatendo poeira e ácaros. Evitar fatores irritantes como fumaça de cigarro e poluição. Assim será possível conquistar uma vida harmoniosa, livre de agressões ao sistema imunológico.

Lembrando os fatores desencadeantes das principais alergias são:
  • Alérgenos (poeira, ácaros, mofo, polens, pelos de animais e baratas)
  • Irritantes: poluição, fumaça de cigarro, produtos com cheiro forte (perfumes, desinfetantes).
  • Infecções: gripes, resfriados, sinusite e pneumonias.
  • Medicamentos: (por exemplo: ácido acetil salicílico) e alimentos (ex. leite, ovos, amendoim)
  • Mudanças de tempo e poluição.
Doenças alérgicas mais comuns:
  • Asma: doença inflamatória crônica dos pulmões (brônquios e bronquíolos) e, na grande maioria das vezes é causada por alergia. Afeta cerca de 10% da população. Os sintomas são: tosse, crises de falta de ar, respiração curta, chiado no peito e falta de fôlego.
  • Rinite Alérgica: é uma doença inflamatória crônica da mucosa nasal, cujos sintomas são desencadeados principalmente por fatores ambientais.
  • Dermatite Atópica: é uma inflamação da pele de fundo alérgico, que aparece mais frequentemente na infância, afetando principalmente as dobras de braços e pernas, face e pescoço. Os sintomas são, principalmente coceira intensa, ressecamento e irritação da pele, eczemas e descamação.
Outras alergias de pele:
  • Urticária: caracteriza-se pelo aparecimento de “vergões” na pele em diferentes partes do corpo, acompanhados de coceira e vermelhidão. As causas são variadas: alimentos, aditivos, medicamentos ou alterações físicas (calo, frio, suor).
  • Dermatite de Contato: causada pelo contato de substâncias que provocam alergia diretamente na pele, como: metais, bijuterias, cosméticos, esmaltes, etc.
  • Alergia à Picada de Insetos: pode se manifestar com “caroços vermelhos que coçam ou até em casos mais graves, inchaço em algumas partes do corpo (olhos, boca e orelhas).

Saiba mais sobre Alergia aqui.
Crédito Foto: http://goo.gl/g2FdfA


Por Cristiane Souza

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Leopoldo Bulhoes, 1480 - Manguinhos

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h

Telefones

(21) 2598-2520

Tecnologia do Blogger.