sábado, 20 de setembro de 2014

20/09/2014 - Campanha de Vacinação contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola

Estamos realizando hoje, 20/09, no Centro de Saúde e em todas as comunidades atendidas pela unidade, a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola para crianças e adultos (homens e mulheres) com faixa etária de 1 a 49 anos.
Em todas as comunidades foram montados postos de vacinação, onde os moradores puderam se vacinar e se orientar sobre a doença. E também no CSEGSF todos puderam se vacinar contra o Sarampo e outras vacinas que foram oferecidas.



Sarampo: Doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A viremia, causada pela infecção, provoca uma vasculite generalizada [vesículas], responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas, inclusive pelas perdas consideráveis de eletrólitos e proteínas, gerando o quadro espoliante característico da infecção. Além disso, as complicações infecciosas contribuem para a gravidade do Sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.
Vacinação: A vacina contra o sarampo é a única medida preventiva e a mais segura. É importante que o esquema vacinal esteja completo. A primeira dose deve ser aplicada aos doze meses de vida, aos 15 (quinze) meses com a vacina tetra viral (corresponde à segunda dose (D2) da vacina tríplice viral e uma dose da vacina (varicela). Todos os homens e mulheres até 49 anos devem tomar a dose da vacina e serem vacinados, independentemente de história pregressa da doença.
Sintomas: Caracteriza-se por febre alta, acima de 38,5°C, exantema maculopapular generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema). É durante o período exantemático que, geralmente, se instalam as complicações sistêmicas, embora a encefalite possa aparecer após o 20° dia.
Transmissão: É de quatro a seis dias antes até quatro dias após o aparecimento do exantema. O período de maior transmissibilidade ocorre dois dias antes e dois dias após o início do exantema. O vírus vacinal não é transmissível.
Tratamento: Não existe tratamento específico para a infecção por sarampo. É recomendável a administração da vitamina A em crianças acometidas pela doença, a fim de reduzir a ocorrência de casos graves e fatais. O tratamento profilático com antibiótico é contraindicado.
Prevenção: A vacinação é a única maneira de prevenir a doença. O esquema vacinal vigente é de uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e a segunda dose aos quatro anos de idade.

Por tanto, VACINE-SE!!!



Equipe Parque Oswaldo Cruz
Equipe Parque Amorim
Equipe Parque Amorim

Equipe Monsenhor Brito
Equipe Parque Carlos Chagas
Equipe Parque João Goulart
Equipe Parque João Goulart
Equipe Parque João Goulart
Equipe Parque João Goulart
Equipe Vila Turismo / Nova Vila Turismo

Equipe Vila São Pedro / Comunidade Agrícola
Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria




















Crédito Fotos: Cristiane Souza, Rosângela Miolino e Aldalice Guedes
Por Cristiane Souza

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Leopoldo Bulhoes, 1480 - Manguinhos

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h

Telefones

(21) 2598-2520

Tecnologia do Blogger.