terça-feira, 24 de março de 2015

24/03/2015 - Dia Mundial de Combate à Tuberculose | Sala de Espera no CSEGSF

Nesta manhã, 24/03, em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, foi realizaram uma Sala de Espera bem explicativa para os usuários presentes em nosso Acolhimento, onde Luciana Ribeiro - Gerente do ESF, junto com Edson Menezes - Apoiador, Norma da Silva e João Carlos de Souza - ACS, realizaram uma encenação teatral - buscando informar como é realizada a transmissão da doença e os seus sintomas - e em seguida a Drª Celina Boga conversou com os usuários sobre a doença, sintomas e tratamento, e também tirando dúvidas de todos.


Saiba mais:

* O que é a doença?
A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa transmitida pelas vias aéreas e provocada em grande parte dos casos pela bactériaMycobacterium tuberculosis (também conhecida como bacilo de Koch), podendo ser causada também, embora mais raramente, por outras espécies de agentes como a Mycobacterium bovis, M. africanum e M. microti. A doença afeta principalmente os pulmões e pode atingir outros órgãos do corpo como rins, meninges e ossos.

* Sintomas e prevenção
A doença tem como principais sintomas emagrecimento acentuado, tosse com ou sem secreção por mais de três semanas, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, cansaço excessivo, falta de apetite, palidez e rouquidão. Para sua prevenção, é aplicada a vacina BCG em crianças, a qual previne somente a forma grave da doença. O contágio também pode ser evitado com tratamento e orientação dos infectados além de melhorias nas condições de vida da população, já que a enfermidade está associada à pobreza e à má distribuição de renda.

* Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico da tuberculose é realizado com radiografia do tórax, além de exames laboratoriais e escarro do paciente (baciloscopia). O tratamento, que pode durar seis meses ou um ano, é feito à base de antibióticos. Uma das dificuldades no combate à tuberculose é a falta de adesão ao tratamento - por ser longo e apresentar resultados rápidos, alguns pacientes o abandonam – o que acaba por provocar o desenvolvimento de uma forma da doença resistente aos medicamentos, conhecida como tuberculose multirresistente. Este tipo de tuberculose tem crescido mundialmente.


Por Cristiane Souza

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Leopoldo Bulhoes, 1480 - Manguinhos

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h

Telefones

(21) 2598-2520

Tecnologia do Blogger.