Foi realizado, ontem, 04/11, no 2º andar do prédio do CESTEH a Segunda Sessão Estruturada do Grupo de Controle do Tabagismo. A Enfermeira Regina Dias conversou com os pacientes sobre a sua semana, a forma de parar de fumar (abrupta, gradual e redução) e quando cada um pretende parar. Foi realizado o controle de peso e pressão arterial. A Fisioterapeuta Daniela ofereceu os presentes a auriculoterapia – que consiste na colocação de sementes de mostarda em pontos específicos da orelha, correspondentes ao corpo humano, visando a diminuição da ansiedade; e a ACS Maria Antônia que, sempre, oferece para os paciente o seu 'famoso' cigarro de cenoura - estimulo para todos os pacientes do grupo manterem as mãos ocupadas.
Regina respondeu perguntas, como:
* A gente tem alguma reação quando pára de fumar? Sim, esta reação pode ser simplesmente um leve desconforto ou grande mal estar.
* O que causa esta reação? A dependência da nicotina; o fato do corpo estar se recuperando.
* Quanto tempo dura esses sintomas? Na maioria dos casos, os sintomas desaparecem em 1 ou 2 semanas.
Falou sobre os sintomas mais familiares quando a pessoa para de fumar:
* ‘Fissura’ - desejo intenso por cigarros.
** E como superar a 'fissura' por cigarros: beber muita água, ligue para alguém, faça exercícios físicos.
* Tensão
* Tontura
* Tosse
* Formigamento de braços e pernas - significa que a circulação está melhorando.
* Aumento de apetite e insônia
* Tontura, peso na cabeça, dificuldade de concentração - significa que o cérebro está recebendo mais oxigênio, já que não está havendo mais inalação de monóxido de carbono.
Procedimentos que ajudam a lidar com a 'fissura', tensão e o ganho de peso:
* Beber água;
* Ter sempre próximo, algum alimento que não tenha associação ao fumo (chiclete...);
* Se movimentar, fazer exercícios físicos;
* Respirar profundamente.
Foi distribuído o livreto “Manual do Participante – Sessão 2: Deixando de fumar sem mistérios – Os primeiros dias sem fumar”, que ensina como lidar com os primeiros dias sem cigarros, mostrando exercícios e métodos para vencer a abstinência e o estresse decorrente as tentativas de largar o cigarro. E quem conseguiu abster-se do cigarro na primeira semana, recebeu a receita para os adesivos que auxiliam o paciente a parar de fumar e as orientações de uso do mesmo.
☛ Diga NÃO ao Fumo!!!
Veja algumas fotos:
Por Cristiane Souza