Na quinta-feira (31/3), o enfermeiro Júlio Cesar Pegado Bordignon e a assistente social Márcia Maria de Freitas Fernandes realizaram encontro sobre planejamento familiar com homens e mulheres de Manguinhos, na gaiola do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria.
De acordo com o enfermeiro Júlio, o Planejamento Familiar é a atividade que garante aos usuários do SUS o direito de acesso à informação e aos recursos que permitam optar livre e conscientemente por ter ou não filhos, o número destes, o período de tempo entre eles e a escolha do método anticoncepcional mais adequado, sem coação.
A atividade é aberta à população adolescente e adulta de Manguinhos, independendo da situação conjugal, número de filhos existentes ou opção sexual.
De acordo com o enfermeiro Júlio, neste encontro foi desenvolvido o Contrato de Convivência do grupo, abordado os métodos contraceptivos irreversíveis (Vasectomia e Laqueadura Tubária), bem como dadas as orientações para o acesso a estes métodos.
Destacou-se uma elevação da proporção de homens que estão participando deste grupo. No próximo dia 07/04/16, às 10h, serão abordados os métodos reversíveis (camisinhas masculinas e femininas, DIU, Diafragma, contraceptivos hormonais orais, injetáveis e de emergência).
Neste dia também serão agendadas as entrevistas individuais com a Assistente Social Márcia visando o seguimento para acesso ao método escolhido pela pessoa/casal.
O Planejamento Familiar ocorre mensalmente, sendo necessária a participação da pessoa em duas reuniões coletivas com o Enfermeiro e a Assistente Social, que ocorrem em quintas-feiras das 10h às 12h no CSEGSF, e a uma consulta individual com a Assistente Social, que é agendada na última reunião coletiva. É nesta consulta que o/a usuário/a informa o método contraceptivo escolhido e são dados os seguimentos para o acesso a opção informada.
Vale ressaltar que não há necessidade de estar agendado para participar das atividades do Planejamento Familiar.