Na quarta-feira (1/6), às 9h, o Centro de Saúde Escola da Ensp participou do evento promovendo oficina de cartazes na sala de espera da unidade.
Com o nome de OcupaENSP, a proposta é fazer uma ocupação produtiva para a criação coletiva de uma frente a favor da democracia. O evento contou com debates, intervenções culturais e uma caminhada em Manguinhos, junto com os agentes comunitários de saúde, que estão se mobilizando contra duas portarias do Ministério da Saúde que alteram a composição das equipes da Estratégia de Saúde da Família.
Diante da atual crise conjuntural que assola o país, com devastadora repercussão na Saúde e Educação, somos intimados a nos mobilizar na luta pela garantia de nossos direitos arduamente conquistados. Com isso e em defesa do SUS e da democracia, nós, enquanto residentes em saúde da família, participamos do ato #ocupaENSP através da realização de uma oficina de cartazes na sala de espera da unidade, afirma Thais Sena, residente multiprofissional.
A atividade teve como proposta principal mobilizar a população contra as ameaças ao nosso sistema de saúde. Buscamos também informá-la sobre as portarias 958 e 959, do Ministério da Saúde, que deixam a critério dos gestores a contratação ou não de Agentes Comunitários de Saúde para as equipes de saúde da família. Os incríveis resultados da atividade só reforçam a riqueza da participação popular e da construção coletiva, importantes princípios que regem o SUS, conclui Thais.