Nesta quinta, 26/06, o CSEGSF realizou atividades em comemoração ao Dia Nacional do Diabetes. Este encontro tem como objetivo a prenvenção e a promoção à saúde.
Esta data é uma tentativa de alertar as pessoas que o diabetes é uma doença crônica que atinge mais de 10 milhões de brasileiros, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Os sintomas físicos mais comuns dessa patologia são a fome excessiva associada à perda de peso, muita sede, vontade de urinar, dores nas pernas e má circulação.
E no CSEGSF houve Atividade Laboral com o ACS João Carlos de Souza, a Equipe de Nutrição com as estágiarias Daniele e Tatiana, com o auxilio da Nutricionista Sueli Rosa falaram sobre a alimentação do diabético - apresentando os 10 passos de uma alimentação saudável e a Nutricionista Sueli Rosa falou sobre o resultado do Projeto Jogue Limpo com o seu Coração - apresentando o gasto familiar com os alimentos das crianças de 5 a 9 anos.
Os 10 passos de uma alimentação saudável para o diabético:
- Estabeleça horários para as refeições, distribuindo-as em 5 a 6 refeições por dia.
- Consuma variados tipos de legumes, verduras e frutas. Use sempre aqueles de coloração intensa, como os verde-escuros e amarelos.
- Escolha alimentos ricos em fibras: verduras, frutas e legumes, leguminosas (feijões), cereais integrais como arroz, pão e farinhas (aveia, trigo etc.).
- Evite os alimentos ricos em açúcares, como doces, refrigerantes, chocolates, balas entre outras guloseimas.
- Consuma pouco sal de cozinha. Evite alto teor de sal, temperos prontos e alimentos industrializados. Prefira ervas (salsa, coentro, cebolinha e orégano), especiarias e limão para tornar as refeições mais saborosas e mais saudáveis.
- Diminua o consumo de gordura: diminua a quantidade de manteiga e margarina que você consome; evite frituras e alimentos industrializados que contêm gordura vegetal hidrogenada entre seus ingredientes (leia no rótulo dos alimentos); dê preferência para: leite desnatado, queijos brancos, carnes magras (frango, peixe) e alimentos preparados com pouco óleo e gordura.
- Evite fumo e bebidas alcoólicas.
- Beba água! No mínimo 2 litros de água por dia.
- Mantenha um peso saudável.
- Tenha uma alimentação saudável e uma atividade física moderada e regular.
Mas o que é o Diabetes Mellitus? É uma disfunção causada pela deficiência total ou parcial de produção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. Como consequência a glicose não é aproveitada adequadamente pelas células provocando sua elevação no sangue, ultrapassando as taxas normais.
E seus tipos são:
- Diabetes tipo 1 - surge no início da vida ou na fase adulta, apesar de haver casos descobertos em pessoas de idade avançada. Sua característica principal é a incapacidade total do pâncreas de produzir insulina, levando o paciente a precisar tomá-la diariamente de forma injetável.
- Diabetes tipo 2 - é o mais comum e geralmente se manifesta em idades mais avançadas. Na maioria das vezes, o pâncreas ainda produz a insulina, mas não o suficiente para garantir as funções regulares. Assim o paciente tem de usar medicamentos, que desempenharão as funções que o órgão já não realiza sozinho.
Referência: http://goo.gl/J5tIWj / http://goo.gl/EKJQHA / http://goo.gl/iBTkrm
Crédito Foto: http://goo.gl/f7VJzi
Por Cristiane Souza