A Coqueluche é uma doença respiratória infecciosa aguda, causada por bactéria. A transmissão se dá, principalmente, pelo contato direto com a pessoa doente, por meio da saliva e com objetos contaminados. O principal sintoma é tosse seca contínua, mas na fase inicial pode ser confundida com uma gripe.
A melhor forma de prevenir a coqueluche é tomando a vacina, que já é oferecida pelo Sistema Único de Saúde a crianças de todo o Brasil a partir dos dois meses de idade. Neste mês de novembro, o SUS também passou a oferecer a vacina para gestantes com o objetivo de proteger os bebês a partir do primeiro dia de vida, conforme explica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa: "Que é a chama dTp acelular para gestantes. Deve se aplicada entre a 27ª e a 36ª semana de gravidez. O objetivo é produzir altos tipos de anticorpos na gestante de maneira que ela faça essa transferência, com isso, o bebê nasça, de alguma maneira vacinado, protegido com essa vacinação, entre aspas, feita pelos anticorpos da mãe que foram transferidos pra ele."
A vacinação com a dTp acelular soma-se a outras medidas já adotadas pelo Ministério da Saúde para reduzir a incidência e mortalidade por coqueluche, entre elas, a revisão do protocolo de tratamento com recomendação de uso de antibióticos com mais eficácia.
Fonte: Blog da Saúde
Crédito Foto: http://goo.gl/RtNzk3
Por Cristiane Souza