A Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose será comemorada nos dias 11 a 15 de agosto no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no auditório Emmanuel Dias - Pavilhão Arthur Neiva. O evento é organizado pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Biologia Celular e Molecular do IOC.
Instituída em 2012 pelo Ministério da Saúde, a ‘Semana’ tem como objetivo fortalecer o programa de contenção da leishmaniose, alertar a população para os riscos e cuidados com a doença, além de promover discussões sobre as políticas públicas de vigilância e controle da zoonose.
A leishmaniose é uma das seis doenças tropicais de maior relevância mundial e ocupa o segundo lugar, depois da malária, entre as infecções por protozoários que acometem os seres humanos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
É transmitida pela picada do mosquito-palha infectado. O cão doméstico pode ser hospedeiro do parasita. Pode ser cutânea (caracterizada por feridas na pele) ou visceral (que ataca vários órgãos internos). Tem evolução crônica e, se não tratada, pode levar à morte em até 90% dos casos.
O IOC convida para debates sobre o tema pesquisadores, alunos e especialistas para participar do evento. Saiba mais aqui.
Referência: http://goo.gl/AHeTun
Crédito Foto: http://goo.gl/P670Af
Por Cristiane Souza