Envelhecer saudavelmente é uma das metas da promoção da saúde para que a velhice possa ser vivenciada como um momento pleno de vida e ação, e não só de perdas e limitações.
Hoje, 01/10, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria comemorou o Dia Nacional do Idoso com atividades do PASI (Programa de Atenção à Saúde da Idoso), mostrando suas atividades no CSEGSF.
Carlos Bizarro conversou sobre o PASI, que visa desenvolver intervenções que valorizem os idosos participantes no campo social, clínico, psicológico, entre outros. Promovendo ações para melhoria da qualidade de vida dos idosos.
E ao se inscrever no programa, o idoso passa a ter acesso a todas as atividades oferecidas. Ele é estimulado a frequentar mais que uma atividade, pelo tempo por ele próprio escolhido, já que o programa não estipula a duração para o desenvolvimento de cada atividade. Assim o programa vida a continuidade de participação de todos os usuários ao longo do trabalho, criando assim laços afetivos entre os participantes.
O PASI funciona semanalmente, nas 2as, 3as e 4as, sempre a tarde na sala da Gaiola.
Já Leila Motta conversou sobre o Projeto 'Vida Aromática' que fala sobre a importância da culinária a favor da saúde na terceira idade, até por que as ervas são todas medicinais. No PASI, Leila apresenta as ervas mais utilizadas e mais populares, destacando seus nomes - popular e botânico; sua origem; seus usos na casa, na saúde e na cozinha; seu cultivo e seu preparo na culinária.
Houve estante de degustação e exibição de vídeos educativos sobre envelhecimento.
E ao final Norma Souza apresentou a sua paródia sobre prevenção de quedas.
Veja algumas fotos:
Por Cristiane Souza