sexta-feira, 29 de maio de 2015
Foi realizado na tarde de hoje, 29/05, o acompanhamento de condicionalidades do Programa Bolsa Família e Cartão Família Carioca na Equipe Aconchego (Antigo PCC), com a Técnica de Enfermagem Vera Lúcia e a ACS Monique.
O programa que tem por objetivo apoiar as famílias em situação de pobreza a garantir o direito à Alimentação e acesso a Saúde e Educação. Para ter direito ao Benefício do Bolsa Família os beneficiários devem atender condicionalidades na área de Saúde, Educação e e Assistência Social. A condicionalidade Saúde no Bolsa Família é composta por:
* Crianças menores de 7 anos - Caderneta de vacinação atualizada e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento.
* Mulheres de 14 a 44 anos - Pré-natal das gestantes e acompanhamento de saúde das nutrizes e seus bebes.
29/05/2015 - Grupo de HAS/DM com a Equipe Aconchego (Antigo PCC)
Foi realizado nesta manhã do dia 29/05, o Grupo de Hipertensão e Diabetes Mellitus da Equipe Aconchego (Antigo PCC) com as Enfermeiras Residentes Andressa e Cyntia. Onde foi realizado uma roda de conversa sobre a importância de se ter uma alimentação adequada, um estilo de vida saudável, onde os presentes puderam tirar suas dúvidas.
Ao final Cyntia conversou individualmente com cada paciente. Houve troca de receitas, em caso de necessidade foi feita a solicitação de novos exames. Também houve verificação de peso, altura, pressão arterial e teste de glicemia - para os diabéticos - com a Técnica de Enfermagem Vera Lúcia.
Por Cristiane Souza
Ao final Cyntia conversou individualmente com cada paciente. Houve troca de receitas, em caso de necessidade foi feita a solicitação de novos exames. Também houve verificação de peso, altura, pressão arterial e teste de glicemia - para os diabéticos - com a Técnica de Enfermagem Vera Lúcia.
Por Cristiane Souza
29/05/2015 - Consulta de Puericultura no CSEGSF
Na tarde do dia 27/05, a Drª Cristiane Mendes (ESF - Equipe Aconchego - Antigo PCC), a Pediatra Adriana Brasil (NSF/ESF), a Enfermeira Íris Maria da Silva (CSEGSF) junto com a Residentes Multiprofissionais Thaís (Dentista), Tamyris (Enfermeira), Mariane (Nutricionista) e Jamille (Psicóloga) se reuniram para a realização do Grupo de Puericultura, porém, por comparecer somente uma Mãezinha, esta, na mesma atividade teve a consulta do bebê, as suas dúvidas esclarecidas, orientação sobre a sua alimentação e a do seu bebê, verificação da caderneta de vacinação.
Primeiramente houve medição de estatura e perímetro torácico, e peso com a Técnica de Enfermagem Vera Lúcia (ESF - Equipe Aconchego - Antigo PCC).
A Puericultura tem como objetivo, acolher a todas as crianças, dando assistência de forma integrada. Acompanhando o processo de crescimento e desenvolvimento, monitorando os fatores de risco ao nascer e evolutivo, garantindo um atendimento de qualidade.
Estimular o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida e complementado com alimentação da família, até os dois anos de vida.
Por Cristiane Souza
29/05/2015 - Entrevista | Grupo de Controle do Tabagismo
Nesta Quinta, 27/05, foi realizado mais uma Entrevista para os novos candidatos da nova turma do Grupo de Controle do Tabagismo. A Enfermeira Regina, A Fisioterapeuta Andreia, a Residente de Enfermagem Andressa e os ACS Maria Antônia e João Carlos se encontram no no 2º andar do prédio do CESTEH e apresentaram aos presentes como funciona o grupo, tal qual a metodologia de trabalho e entrevistaram individualmente cada candidato levantando através da Anamnese Clínica, um pequeno histórico sobre a vida do paciente, da sua saúde, o uso do cigarro e outros.
Os encontros será todas as quartas-feiras às 8:00h. E conta com 4 sessões estruturadas, onde o paciente não poderá faltar a nenhuma sessão, e mais 4 sessões de manutenção também as quartas-feiras as 10:30h.
Neste Grupo você encontrará Apoio para Conseguir deixar de Fumar!
Por Cristiane Souza
terça-feira, 26 de maio de 2015
26/05/2015 - Como a Doação de Leite Beneficia os Bebês?
Alguns motivos podem impossibilitar que a mãe ou o bebê participem da amamentação, como por exemplo, crianças prematuras e/ou de baixo peso que estão internadas. Quando isso acontece é necessário alimentar os recém-nascidos com leite doado por outras lactantes. Por isso, é tão importante manter os estoques de leite cheios.
Antes de chegar aos recém-nascidos, o leite doado passa por testes de qualidade e por um processo de pasteurização. Como é destinado a crianças com estado de saúde frágil, o leite não pode apresentar microrganismos capazes de representar riscos à saúde.
Caso conheça um bebê que necessita de leite, o Ministério da Saúde recomenda buscar um banco de leite para doações. Não é aconselhado que as mulheres amamentem crianças que não são seus filhos, pois pode ocorrer o que é chamado de contaminação cruzada - quando a mulher ou o bebê possuem alguma doença que pode ser transmitida pela amamentação. A criança amamentada pela própria mãe já recebeu anticorpos para algumas doenças durante a gestação e está protegida.
Fonte: Blog da Saúde - com a Matéria Completa
Crédito Foto: CSEGSF/Cristiane Souza
Por Cristiane Souza
segunda-feira, 25 de maio de 2015
25/05/2015 - Saiba por que a Vacina contra a Gripe é Contraindicada para quem tem Alergia a Ovo
A vacina contra a gripe oferecida pelo Sistema Único de Saúde evita que a pessoa tenha complicações graves da doença , além de reduzir as internações e as mortes. As reações após tomar a dose são leves, como dores e sensibilidade no local da aplicação.
De acordo com o diretor de vigilância de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, a vacina é segura, mas é contraindicada para pessoas com alergia severa a ovo. “Porque no processamento dos vírus pra se elaborar a vacina existe uma etapa em que os vírus crescem em ovos e isso pode levar a proteína dos ovos pra vacina. Então, as únicas pessoas que devem tomar o cuidado adicional em relação à vacina são aquelas que já sabem que têm alergia a ovo.”
O diretor de vigilância de doenças transmissíveis, Cláudio Maierovitch, faz um alerta para as pessoas que têm alergia a ovo mas vivem com alguma doença crônica. “Se houver alguma situação de uma pessoa que tem alergia a ovo e que tem uma doença crônica, por exemplo, que a torna muito vulnerável ao vírus da gripe, ela vai precisar falar com o médico pra ver se tem alguma alternativa, se ela pode tomar a vacina mesmo tendo alergia, isso vai ter que ser avaliado pra cada caso individual.”
Fonte: Blog da Saúde
Crédito Foto: CSEGSF / Cristiane Souza
Por Cristiane Souza
25/05/2015 - Oficina de Artesanato no CSEGSF
O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria ofereceu hoje, 25/05, a Oficina de Artesanato com uso de material reciclado. O grupo se reuni a cada 15 dias, e conta com a interação dos moradores que desejam aprender algum artesanato, a compartilhar idéias e a exercitar a mente.
Hoje tivemos aula de como fazer um Lindo Vaso com uso de papel Jornal com o Artesão - Srº Fernando.
Venha você também participar, a próxima Oficina de Artesanato será dia 08/06, onde você irá aprender fazer um Balão de Festa Junina.
Venha você também participar, a próxima Oficina de Artesanato será dia 08/06, onde você irá aprender fazer um Balão de Festa Junina.
Veja algumas fotos:
Por Cristiane Souza