Ontem, 05/05, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria promoveu em sua Sala de Espera atividades de Conscientização sobre a importância da Higienização das Mãos. Onde a Médica (CSEGSF) Denise Cotrim e o Enfermeiro (ESF) Júlio Bordignon, falaram da importância de ser ter o hábito de lavar as mãos no cotidiano de cada um, visto que este hábito pode prevenir doenças como: gripe, doenças gastrointestinais, conjuntivite, entre outros.
Lavar as mãos deve fazer parte da rotina de todos nós, especialmente:
- Antes de comer ou manusear alimentos;
- Antes de comer ou manusear alimentos;
- Após ter utilizado as instalações sanitárias;
- Após assoar o nariz, tossir ou espirrar;
- Antes de efetuar qualquer ação que inclua o contato com mucosas corporais (por exemplo, colocar ou retirar lentes de contato);
- Após tocar animais ou seus dejetos;
- Após manusear resíduos (por exemplo, lixo doméstico);
- Após usar transportes públicos;
- Antes e após tocar doentes ou feridas (cortes, arranhões, queimaduras etc);
- Antes e após uma visita a um doente internado (hospital ou outra instituição).
Água e sabão ou álcool?
A higienização das mãos é geralmente realizada pela lavação com água e sabão ou pela fricção com álcool a 70%. Ambos são excelentes, atendendo perfeitamente o objetivo de eliminar os agentes patogênicos. A lavação com água e sabão é o processo que tem por finalidade primordial remover sujeira e a flora transitória (aquela adquirida no contato com pessoas, objetos e superfícies), sendo preferida caso as mãos estejam com sujeira visível (poeira, talco, terra, etc).
No caso da eliminação exclusiva de bactérias, as soluções alcoólicas são mais potentes, mas só podem ser utilizadas caso as mãos estejam limpas, sem qualquer sujidade visível.
Dada à importância da higienização das mãos, é indispensável orientar desde a infância sobre os benefícios desse processo. Devemos encorajar as crianças a higienizar as mãos de forma correta, assegurando que essa prática torne-se hábito ao longo da vida.
Ao final a Enfermeira Slete Ferreira orientou e tirou dúvidas dos presentes sobre a Vacinação contra a Gripe.
Lembre-se: lavar as mãos é um detalhe que faz toda a diferença, não apenas na sua saúde, mas também na saúde de seus entes queridos e de toda a comunidade.
Crédito Foto: http://goo.gl/MQpmUK
Fonte: http://goo.gl/GKw1Nr
Por Cristiane Souza