terça-feira, 21 de julho de 2015
Vamos Ajudar?!
Fabiana Vieira Nogueira desaparecida desde o dia 09/07/2015, paciente do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria.
Sua Ajuda é Fundamental para encontrá-la!
Tendo qualquer informação entre em contado com os telefones abaixo:
3143-1064 / 99814-7162 / 7805-0504 / 99111-6706 / 99782-9093
21/07/2015 - Grupo de Escovação para Crianças
Foi realizado nesta sexta, 27/07, na sala M (CSEGSF), o Grupo de Escovação para Crianças de 3 a 12 anos com a Cirurgiã-Dentista Fernanda junto com a ASB Cristiane. Onde orientaram sobre a importância da Saúde Bucal e a forma correta da Escovação. Houve exibição de vídeos educativos, mostrando de forma lúdica para as crianças como se deve escovar os seus dentinhos corretamente.
Ao final todas as crianças foram agendada para realização de 3 encontros para a orientação, onde no primeiro encontro será fornecido o kit odontológico.
Veja algumas fotos:
Veja algumas fotos:
Por Cristiane Souza
21/07/2015 - Acompanhamento Odontológico no CSEGSF
Acompanhamos nesta sexta, 17/07, a Cirurgiã-Dentista Fernanda junto com a ASB Cristiane no acompanhamento odontológico das nossas crianças.
A responsável por elas foi orientada sobre a escovação correta, a importância do uso do fio dental.
Não deixe de procurar a unidade de saúde ou seu agente comunitário de saúde para maiores informações.
E não deixe de cuidar da sua saúde bucal, ela é muito importante!!!
Por Cristiane Souza
21/07/2015 - Grupo de Controle do Tabagismo
Aconteceu no dia 15/07, mais um encontro do Grupo de Controle do Tabagismo com a Enfermeira Regina Dias junto com o ACS João Carlos, a Residentes de Enfermagem Tayane Andrade e as Fisioterapeutas Daniela Mendes e Andreia Menezes (Cesteh/Fiocruz).
Os encontros será todas as quartas-feiras às 8:00h. E conta com 4 sessões estruturadas, onde o paciente não poderá faltar a nenhuma sessão, e mais 4 sessões de manutenção também as quartas-feiras as 10:30h.
Neste Grupo você encontrará Apoio para Conseguir deixar de Fumar!
Por Cristiane Souza
21/07/2015 - Grupo de Gestantes no CSEGSF
Foi realizado nesta manhã, 14/07, mais um Grupo de Gestantes com a Nutricionista Luciana Novaes.
Os Grupos é mais atividade do Projeto MAME e está sendo realizado sempre nas Terças e Sextas, onde as Futuras Mamães antes das suas consultas, com sua médica ou enfermeira de equipe, se reúnem para tirar suas dúvidas e ouvir conselhos, dicas, sugestões e também ouvir experiências de outras Mãezinhas.
O Grupo de hoje conversou sobre a Alimentação da gestante e do bebê.
Veja algumas fotos deste Grupo:
O Grupo de hoje conversou sobre a Alimentação da gestante e do bebê.
Veja algumas fotos deste Grupo:
Por Cristiane Souza
segunda-feira, 13 de julho de 2015
13/07/2015 - Secretaria de Estado de Saúde Esclarece Dúvidas Sobre Caxumba
Em 2015, entre o mês de janeiro, até o dia 07 de julho, a Secretaria de Estado de Saúde recebeu 606 notificações de casos suspeitos de caxumba no estado do Rio de Janeiro. Para informar e esclarecer dúvidas da população sobre o assunto, o subsecretário de Vigilância em Saúde Alexandre Chieppe responde às principais perguntas sobre a caxumba.
1 – O que é caxumba e como se contrai a doença?
Resposta: A caxumba é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, que provoca febre e inflamação das glândulas parótidas – localizadas no pescoço, abaixo da mandíbula. O vírus que causa a caxumba é o vírus Paramyxoviridae, gênero Rubulavírus.A caxumba é transmitida pelo contato direto com gotículas de saliva de pessoas infectadas.
2 – A caxumba é uma doença grave?
Resposta: A caxumba é uma doença de baixa letalidade e são raros os relatos de complicações em decorrência da doença.
3 – Quais são os principais sintomas da caxumba?
Resposta: Os principais sintomas são febre, aumento do volume das glândulas salivares localizadas na região da boca, principalmente a parótida, localizadas abaixo da mandíbula. A doença pode causar ainda dores de cabeça, no corpo e ao engolir, além de falta de apetite e mal-estar.
4 – Como é feito o diagnóstico da caxumba?
Resposta: O diagnóstico de caxumba é basicamente clínico. Entretanto, o exame de sangue pode ser solicitado, quando necessário, para ajudar a identificar a presença de anticorpos contra o vírus da caxumba.
5 - Como é o tratamento da caxumba?
Resposta: A caxumba é uma doença autolimitada, de baixa complexidade e letalidade, e o tratamento, sintomático. As indicações para tratamento de caxumba são: uso de medicamentos analgésicos e antitérmicos, além de repouso enquanto durar a infecção. É importante manter a observação para eventuais complicações, mesmo estas sendo raras. No caso de orquite (inflamação nos testículos), aconselha-se o uso de suspensório escrotal, além de repouso, para alívio da dor.
6 – Como se prevenir contra a caxumba?
Resposta: A forma mais eficiente de se prevenir contra a caxumba é a vacinação aos 12 meses de idade, com reforço aos 15 meses de idade, como preconizado pelo Ministério da Saúde. Além disso, recomenda-se cobrir a boca ao tossir e espirrar, lavar as mãos constantemente e evitar ambientes sem circulação de ar e concentração de muitas pessoas.
Vale lembrar que a vacina contra a caxumba faz parte do Calendário Básico de Vacinação e pode ser aplicada isoladamente, porém, geralmente, está associada às vacinas contra sarampo e rubéola. Juntas, as três compõem a vacina tríplice viral.
7 – A vacina é eficaz?
Resposta: Sim. A vacina é a forma mais eficiente de se prevenir contra a caxumba, assim como contra outras doenças. É preciso lembrar que não existe vacina com 100% de efetividade, então, não é impossível que ocorram casos em pessoas vacinadas. Vale destacar ainda que as vacinas distribuídas para a rede de saúde respeitam padrões mundiais de qualidade.
8 – A que é possível atribuir o aumento do número de casos no Rio de Janeiro?
Resposta: O aumento do número de casos está sendo objeto de investigação que vem sendo conduzida em conjunto pela Secretaria de Estado de Saúde, secretarias municipais de Saúde e Ministério da Saúde. Diferentes hipóteses estão sendo analisadas e dependem da avaliação de uma série de informações para um resultado conclusivo. Estão sendo investigados, por exemplo, dados como a incidência de casos de pessoas já vacinadas, em comparação a não vacinadas ou que não completaram o ciclo vacinal (ou seja, que tomaram as duas doses da vacina). Outra hipótese pode ser a possibilidade de redução da eficácia da vacina ao longo dos anos, entre outras. É preciso deixar claro que não há nenhum indício, até o momento, que indique a perda da eficácia da vacina. Esta é apenas uma possibilidade, assim como outras, que tem que ser levantada e investigada.
9 – O estado do Rio de Janeiro vive uma epidemia de caxumba?
Resposta: Até o momento, não há evidência que indique epidemia no estado do Rio de Janeiro. Até o dia 07 de julho deste ano, a SES recebeu a notificação de 606 casos suspeitos de caxumba. Foram notificados 66 surtos ocorridos em localidades específicas, nos municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Niterói. É preciso deixar claro que o surto é caracterizado pelo aumento de casos, acima da média registrada, num determinado período de tempo e local concentrado e fechado – como, por exemplo, uma escola, creche, empresa, condomínio, etc. Todos os casos estão sendo analisados.
10 – Quais são as recomendações da Secretaria de Estado de Saúde?
Resposta: A Secretaria de Estado de Saúde recomenda que as crianças de 12 meses sejam vacinadas, com reforço aos 15 meses, conforme o Calendário Básico de Vacinação. A SES reforça que não há indicação para fechamento de escolas e instituições de ensino. No momento, não há necessidade de que as crianças que completaram o ciclo vacinal busquem reforço da imunização nos postos de saúde. Qualquer mudança nos critérios de vacinação dependem de avaliação conjunta dos municípios, da SES e do Ministério da Saúde. Vale informar ainda que a cobertura vacinal, ao longo dos últimos anos, vem sendo atingida no estado do Rio de Janeiro.
Saiba mais: http://goo.gl/29h9cN
Crédito Foto: http://goo.gl/TwNPS4
Fonte: http://goo.gl/zZWj2x
Por Cristiane Souza
sexta-feira, 10 de julho de 2015
10/07/2015 - Grupo de Saúde Bucal para Adultos
A Equipe da Odontologia se reuniu nesta manhã, 10/07, para realização do Grupo de Saúde Bucal para Adultos. Onde a Assistente em Saúde Bucal (ASB) Cristiane e a Residente Multiprofissional Thaís realizaram dinâmicas com os pacientes, como as dúvidas baseadas em mitos e verdades sobre a importância da saúde bucal, as doenças que a má higiene, de ser ter uma boa escovação, a utilização o fio dental.
Este grupo estará iniciando o grupo de escovação, onde cada um é marcado para avaliação de sua escovação e posteriormente agendados para avaliação com a cirurgiã-dentista. Cada paciente deve comparecer a 3 marcações de escovação, onde no primeiro dia marcado, cada um irá receber seu kit odontológico (escova de dente, creme dental e fio dental).
Veja algumas fotos deste grupo:
Por Cristiane Souza
Veja algumas fotos deste grupo:
Por Cristiane Souza
10/07/2015 - Grupo de Resultado de Exames | Equipe Vida
Foi realizado na manha do dia 10/07, o Grupo de Resultado de Exames com a Equipe Vida (Antigo Parque Oswaldo Cruz).
Onde a nova Médica - Drª Patrícia - se apresentou e informou os seus pacientes sobre a sua chegada e as rotinas de trabalho que a sua equipe agora apresentam, e ainda conversou brevemente com os pacientes sobre a importância de ser ter hábitos, alimentação e estilo de vida saudável, ouviu as queixas de pacientes presentes, buscando solucionar-las.
Posteriormente, conversou individualmente com cada paciente e mostrou os seus resultados dos exames, transcrevendo e renovando receitas para cada caso, e orientações. Estiveram presentes também as ACS's Karina, Cristiane e Edna.
Posteriormente, conversou individualmente com cada paciente e mostrou os seus resultados dos exames, transcrevendo e renovando receitas para cada caso, e orientações. Estiveram presentes também as ACS's Karina, Cristiane e Edna.
quinta-feira, 9 de julho de 2015
09/07/2015 - Planejamento Familiar | Julho
Aconteceu na manhã de hoje, 09/07, na Sala M do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria o Segundo Encontro do Planejamento Familiar deste mês, com orientações da Assistente Social Márcia e o Enfermeiro Júlio.
O Primeiro Encontro ocorreu no último dia 02/07 (semana passada), onde foi apresentado os objetivos do grupo e os métodos irreversíveis; e esta semana todos puderam conhecer e ver os métodos contraceptivos reversíveis (Preservativos - Feminino e Masculino -, Pílulas, Injeções, DIU, Diafragma) que foram apresentados pelo Enfermeiro Júlio.
O Primeiro Encontro ocorreu no último dia 02/07 (semana passada), onde foi apresentado os objetivos do grupo e os métodos irreversíveis; e esta semana todos puderam conhecer e ver os métodos contraceptivos reversíveis (Preservativos - Feminino e Masculino -, Pílulas, Injeções, DIU, Diafragma) que foram apresentados pelo Enfermeiro Júlio.
O objetivo deste grupo é orientar as famílias sobre como planejar um gravidez, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis e encaminhar casos de laqueadura / vasectomia.
Todos os presentes ainda passarão por mais um encontro e uma entrevista individual com a Assistente Social Márcia, onde este(a) receberá todas as orientações e documentações para os encaminhamentos.
O planejamento familiar é uma forma de assegurar que as pessoas tenham acesso a informação de métodos de contracepção eficazes e seguros que contribuam para a vivência da sexualidade de forma segura e saudável. A sua prática permite que homens e mulheres decidam quando querem ter filhos, assim como programar a gravidez e o parto nas condições mais adequadas.
Por Cristiane Souza
Por Cristiane Souza
09/07/2015 - Grupo de HAS/DM com a Equipe Harmonia (Atingo CAH/VSP)
Foi realizado nesta manhã, 09/07, na sala da Gaiola, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, o Grupo de Hipertensão / Diabetes com a Equipe Harmonia (Antigo CAH/VSP).
Neste encontro a Técnica de Enfermagem Ana Paula e os ACS Fernando, Fábio, Luciana conversaram sobre a importância de se ter hábitos, alimentação e estilo de vida saudável.
Já as Residentes Multiprofissionais Tamyris (Enfermeira), Jamille (Psicóloga) e Mariane (Nutricionista) conversaram com os presentes sobre a ingestão de alimentos com excesso de sal e açúcar.
Neste encontro a Técnica de Enfermagem Ana Paula e os ACS Fernando, Fábio, Luciana conversaram sobre a importância de se ter hábitos, alimentação e estilo de vida saudável.
Já as Residentes Multiprofissionais Tamyris (Enfermeira), Jamille (Psicóloga) e Mariane (Nutricionista) conversaram com os presentes sobre a ingestão de alimentos com excesso de sal e açúcar.
Cada usuário realizou a aferição de pressão arterial e controle de glicose.
As novas receitas, os usuários irão retirar posteriormente, em outro momento.
As novas receitas, os usuários irão retirar posteriormente, em outro momento.