Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria está realizando vacinação contra HPV em meninas de 9 a 13 anos, de 8h às 17h. A gerente da Estratégia de Saúde da Família Luciana Ribeiro explica sobre a vacinação HPV.
O que é o HPV?
É um grupo de vírus denominado Papilovirus humano e o HPV é um deles. Ele possui cerca de 150 subtipos diferentes, sendo 12 deles associados ao câncer. Desde março de 2014, o SUS oferece a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo mundo e os subtipos 6 e 11 por 90% das verrugas anogenitais.
Como acontece o contágio?
O vírus HPV é altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição, e a sua transmissão acontece por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pelo contato sexual, mas também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto.
O que dizer quanto a prevenção?
Cabe lembrar, que a vacina é uma ferramenta de prevenção primária. Que tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV. Com a introdução da vacina, podemos reduzir drasticamente os casos de câncer do colo do útero e a taxa de mortalidade. Com isso, poderemos ter a primeira geração de mulheres livre da doença. É importante que as meninas completem o esquema vacinal, tomando as três doses da vacina, conforme o calendário preconizado pelo Ministério da Saúde.