Por Cristiane Souza
terça-feira, 5 de agosto de 2014
Na tarde de hoje, 05/08, na sala da Gaiola foi realizada mais uma atividade do Pasi (Programa de Atenção à Atenção do Idoso). A atividade de hoje foi o Artesanato, onde Cremildes e Inês ensinam diversas aulas de trabalhos manuais.
Os trabalhos manuais tem o objetivo realizar motivação e informação mostrando autonomia, por meio de criar e recriar trabalhos manuais. As pessoas da 3ª idade precisam se sentir importantes e incluídas na sociedade, desempenhando um papel, aonde pode mostrar o seu valor e criatividade, e assim desenvolvendo sensibilidade, imaginação, percepção, reflexão e curiosidade.
Por Cristiane Souza
Em comemoração a Semana Mundial da Amamentação o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria promoveu em sua sala de espera mais uma atividade de promoção a amamentação.
Hoje, 05/08, recebemos Tânia Brasil que conversou com os usuários a respeito das Vantagens e Desvantagens da Amamentação, e a importância da Doação de Leite Materno.
Até nossa ACS Edna reforçou a mamães presentes que não existe leite fraco e a importância de uma boa alimentação.
Vantagens da Amamentação para o Bebê:
- Criança que mamam no peito tem seu desenvolvimento psicomotor e social melhor;
- A amamentação forma uma relação emocional entre mãe e filho, facilita o desenvolvimento da criança e seu relacionamento com outras pessoas;
- A amamentação não custa NADA!;
- O leite materno contém todos os nutrientes que o bebê precisa nos primeiros seis meses de vida;
- A quantidade de gordura no leite aumenta ao longo da mamada. Por isso, a criança deve esvaziar bem o seio, já que o leite do final da mamada é mais rico em energia (calorias) e sacia melhor a criança;
- O leite produzido por mães de bebês prematuros é adequado para as necessidades do bebê;
- O leite materno é uma vacina natural, protege contra infecções.
- A mãe que amamenta se sente mais segura e menos ansiosa;
- Proporciona mais rapidez na diminuição do tamanho do útero e evita sangramentos;
- A mulher que amamenta tem menos riscos de ter câncer de mama e do ovário;
- A amamentação exclusiva protege contra anemia e osteoporose na vida madura;
- Amamentar ajuda a mulher a voltar ao seu peso normal mais rapidamente.
- Os bebês amamentados ficam menos doentes. Assim os pais têm mais tempo para toda a família e poupa dinheiro com remédios.
- Crianças que tomam mamadeira têm maior risco de se tornar um adulto obeso;
- A mamadeira com açúcar causa cáries mais cedo;
- Bebês alimentados com mamadeira têm maior risco de ter alergias;
- A criança que usa mamadeira pode ter a formação dos dentes prejudicada e a fala dificultada;
- O uso da mamadeira é mais trabalhoso e mais caro, já que a mãe vai gastar mais tempo no seu preparo, além de precisar comprar leite e farinhas.
Veja Algumas Fotos do 2º Dia de Comemoração da Semana Mundial da Amamentação no CSEGSF:
Referência: Equipe de Nutrição do CSEGSF (Material Interno)
Por Cristiane Souza
segunda-feira, 4 de agosto de 2014
Foi realizado hoje, 04/08, o grupo de Hipertensão e Diabetes da Equipe Parque Amorim na Igreja Católica São José. Houve controle da hipertensão e diabetes mellitus, troca de idéias sobre o assunto, dietas, importância do uso da medicação, lazer, vida saudável, exercícios físicos, exames e consultas periódicas, aferição de pressão, atualização de receitas.
Estiveram presentes a Enfermeira Regina, a Enfermeira Residente Rosiani, a Técnica de Enfermagem Janete e as ACS Wanessa e Tatiana.
Veja algumas fotos do grupo:
Fotos por Wanessa Rangel
Por Cristiane Souza
Nesta tarde, de 04/08, o Pasi (Programa de Atenção à Saúde do Idoso) realizou a aula de Dança Sênior ministrada por Carlos Bizarro e Leila Rasina na sala da Gaiola no horário de 13h às 16h.
A Dança Sênior é adaptada e sensibilizada para a linguagem corporal, emocional, espiritual, individual e coletiva dos idosos. As músicas e as danças resgatam o companheirismo, a paciência, a alegria e a comunicação da vida, ajudando o idoso a expressar suas emoções. A dança, como uma atividade física prazerosa, proporciona a promoção, prevenção e manutenção da saúde, resultando na tomada de consciência relacional do corpo, da mente e da emoção. Durante a atividade estimula-se a troca constante de par o que aumenta a integração social. Com os movimentos simples e elegantes, corrigem-se posturas, fortalecem-se músculos e melhora-se o equilíbrio. A dança é um auxiliar valioso na sustentação e/ou resgate da autonomia nas atividades diárias, melhorando a qualidade de vida dos idosos.
O Pasi tem como missão promover o envelhecimento saudável de seus participantes, contribuindo para a manutenção e a melhoria da independência funcional, da autonomia e do bem-estar social por meio de atividades grupais e individuais.
Veja algumas fotos desse encontro:
Por Cristiane Souza







