quarta-feira, 30 de julho de 2014
Hoje, 30/07, foi realizado no 2º
andar do prédio do CESTEH mais uma reunião do Grupo de Controle do Tabagismo.
Logo de início a Enfermeira Regina
e a Residente de Enfermagem Rosiani realizaram controle de peso e pressão
arterial, conversaram com os pacientes sobre queixas e melhoras de uma semana
para outra. O ACS João Carlos realizou uma dinâmica visando o conhecimento e reflexão
do sentimento de amor próprio, exercícios respiratórios.
A Enfermeira Regina falou sobre
os benefícios de quando se para de fumar; como se sentir com mais energia, mais alerta, respirar com mais facilidade e
melhorar as sensações de paladar e olfato. Os pacientes relatam experiências sobre
o aumento de apetite, que a maioria disse ser por ansiedade.
O grupo hoje foi bem receptivo e
relataram que o uso do adesivo diminuiu bastante a vontade de fumar, e também que
a Auriculoterapia ajudou a diminuir a vontade de fumar. E hoje quem realizou a técnica
foi a ACS Wanessa que foi devidamente treinada para realiza-la.
Foi distribuído os ‘cigarros’ de
cenouras pela ARD Maria Antônia e folders sobre tabagismo passivo e o livreto “Manual
do Participante – Sessão 3: Deixando de fumar sem mistérios - Como vencer os obstáculos
para permanecer sem fumar”, que aborda os benefícios de se estar sem fumar e a importância
da ingestão de alimentos saudáveis, evitando assim o ganho de peso. E quem
conseguiu abster-se do cigarro mais uma semana, e para quem parou esta semana,
recebeu a receita para os adesivos e a goma de mascar que auxiliam o paciente a
parar de fumar.
Os profissionais da Odontologia:
Marta Janete (Cirurgiã-Dentista) e Elisângela (ASB) falaram sobre os males do
tabagismo para os dentes e a saúde bucal. Quem fuma tem problemas na gengiva, e
aumentam a chance de perda dos dentes.
A nicotina se deposita nos dentes
e na gengiva, ocasionando manchas escuras o que afetam a estética e a
auto-estima da pessoa. E os odores da fumaça e a má higiene dos dentes e da língua
pode tornar o hálito desagradável, e ainda podendo alterar o paladar.
☛ Diga NÃO ao Fumo!!!
Veja algumas fotos do Grupo:
Por Cristiane Souza
terça-feira, 29 de julho de 2014
Foi realizado hoje, 29/07, pela Educadora Física Luziana (Acadêmia Carioca / NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família) a atividade física com pacientes com dores nas articulações. Esses esses exercícios tem como proposta o controle da respiração e o alongamento muscular para um fortalecimento das articulações.
Este grupo não é formado somente por idosos, qualquer paciente que esteja com dores nas articulações pode participar do grupo. Consulte o seu médico, para maiores informações.
Veja algumas fotos:
Por Cristiane Souza



