Hoje, 31/07, em nossa sala de espera recebemos nossa Dentista Fernanda Nunes e a Residente Amanda que conversaram com nossos usuários sobre como ter e manter uma boa saúde bucal e o Câncer de Boca.
O Câncer de Boca é uma doença que pode matar se não for diagnosticada logo no início. E esse tipo de câncer pode começar como uma bolha, caroço, mancha, afta (ferida) ou queimadura na boca que não cicatriza. Afetando os lábios e o interior da cavidade oral.
A prevenção do câncer na boca é possível através da mudança de hábitos de vida e consulta regular do dentista para fazer diagnóstico precoce da doença.
Quando o câncer bucal é detectado em fase inicial, a chance de cura representa 80% dos casos. A principal forma de se detectar o câncer bucal é o Autoexame de Boca ou do exame clínico realizado pelo dentista em uma unidade de saúde mais próxima da sua casa. O Autoexame de Boca, trata-se de um exame simples e eficaz capaz de detectar precocemente as alterações na cavidade bucal.
Observe sempre:
- Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias
- Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha)
- Nódulos (caroços) no pescoço
- Rouquidão persistente
Houve também perguntas para os usuários na tentativa de esclarecer Mitos e Verdades na saúde bucal, como:
- Pessoas que tem má higiene tem mais chance de ter câncer de boca. Acho que a sujeira atrapalha a saúde e a ver o câncer.
- Usar protetor e usar chapéu previne apenas câncer de pele e insolação.
- Meu pai fez a dentadura no protético, ele reclama que a dentadura não fica direito na boca, mas isso é normal, ele nunca teve nada.
- Cigarro causa câncer de pulmão e álcool problema no fígado. Câncer de boca não tem nada a ver.
- Quando o câncer de boca está avançado há mau hálito, dificuldade de falar, mastigar e engolir e a pessoa emagrece.
Por Cristiane Souza