CENTRO DE SÁUDE ESCOLA GERMANO SINVAL FARIA

CNES 5456932
Rua Leopoldo Bulhoes, 1480 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21041-210 | ☎ Telefone: (21) 2598-2520
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h

Diretor do CSEGSF: Carlos Costa
Gerente da ESF/CSEGSF: Luciana Ribeiro

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Venha comemorar o Arraiá da Vitória

Venha comemorar o Arraiá da Vitória


No dia 9 de julho irá acontecer o Arraiá da Vitória no CE Compositor Luiz Carlos da Vila para comemorar os direitos adquiridos pelos agentes comunitários de saúde e os alunos da escola.

Quem quiser contribuir com a festa, a médica Celina do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria está com o livro de ouro para arrecadar fundos para a festa.








terça-feira, 21 de junho de 2016

Ato cultural pela garantia de direitos em Manguinhos aconteceu dia 18/6

Ato cultural pela garantia de direitos em Manguinhos aconteceu dia 18/6


A Comissão Contra a Violência em Manguinhos - integrada pela Cooperação Social da Presidência, Museu da Vida, Asfoc, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e coletivos locais com trabalhadores da Fiocruz dos campi do Rio de Janeiro realizaram sábado cultural Eu só quero é ser feliz - por garantia de direitos na favela onde eu nasci, de 14h30 às 20h.


Além dos cortejos, coletivos de Manguinhos falaram sobre as formas de silenciamento e suspensão de seus direitos fundamentais.


Confira a programação completa no link: https://www.facebook.com/events/1562632830705164/







Thais Sena profissional do Centro de Saúde fala sobre o Ocupa ENSP e a vitória dos Agentes Comunitários de Saúde

Thais Sena profissional do Centro de Saúde fala sobre o Ocupa ENSP e a vitória dos Agentes Comunitários de Saúde


Primeiramente, devemos entender que a Atenção Primária em Saúde (APS), também é conhecida como Atenção Básica por sua função de base (pilar) de sustentação do nosso sistema de saúde em vigor.

Uma vez que a APS assume esse papel, os Agentes Comunitários de Saúde tornam-se a base das equipes de saúde da família. Das negociações por atendimento às necessidades e demandas do usuário ao conhecimento ímpar de território, esses profissionais acabam promovendo uma articulação, embora ainda singela, de nossa fragilizada rede de atenção.

As recentes portarias 958 e 959, do Ministério da Saúde, que permitiam o rearranjo das equipes de saúde afetando diretamente os ACS’s, causaram grande angústia em todos os profissionais diretamente ligados a eles e na população.

Como resultado disso, uma grande mobilização nacional de profissionais e população se instaurou. Aqui no RJ, falo de Manguinhos: abaixo -assinado, caminhadas e atos somaram forças para que nossos amigos pudessem reivindicar seus direitos em Brasília!   Em consequência da crescente mobilização e luta nacional por direitos, em especial a dos agentes comunitários, comemoramos hoje a Revogação das duas portarias em questão.

Vejo na retirada, com possibilidades de extinção dessa categoria profissional um "efeito dominó" na organização do SUS como um todo.

 (*)Thaís dos Santos Sena
Dentista Residente no CSEGSF/Fiocruz









sexta-feira, 17 de junho de 2016

Terapia Comunitária no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria

Terapia Comunitária no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria


A Terapia Comunitária (TC) é uma atividade desenvolvida, desde agosto de 2006, no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) em parceria com o Departamento de Endemias Samuel Pessoa (DENSP).

Faz parte da equipe a psicóloga Elaine Amorim Savi, também coordenadora do projeto, a Assistente Social Walcirleya Andrade R. Oliveira e a médica Eliane Cardoso.

Trata-se de uma técnica de grupo, criada pelo médico psiquiatra Adalberto Barreto, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), que tem por objetivo acolher os estados de sofrimento, bem como fortalecer e ampliar os vínculos sociais solidários.

Segundo Walcirleya, a Terapia Comunitária é uma atividade de promoção da saúde que pretende minimizar o sofrimento das pessoas. É uma roda de conversa onde os participantes trocam experiências de vida, celebram suas conquistas e compartilham suas angústias e aflições.

Eliane Cardoso explica que o projeto teve sua origem na pesquisa do DENSP intitulada Vigilância Civil da Saúde na Atenção Básica – uma proposta de Ouvidoria Coletiva, na AP 3.1, Rio de Janeiro, coordenada pelos professores Victor Valla e Eduado Stotz, que envolveu três serviços de saúde e lideranças comunitárias de comunidades do entorno da Fiocruz. Nesta pesquisa, foi possível detectar o alto nível de sofrimento na população pesquisada e a Terapia Comunitária vem ao encontro dessas necessidades como um recurso potente na lida com o sofrimento

Os encontros acontecem todas as segundas feiras às 10 horas, na sala de grupo (gaiola) do Centro de Saúde Escola.

Os interessados em participar podem obter informações na recepção do centro de saúde ou pelos telefones: 2598-2791 ou 2598-2865




Entrevista da Chefe do Centro de Saúde para o Informe ENSP

Entrevista da Chefe do Centro de Saúde para o Informe ENSP


Na sexta-feira (10/6), os trabalhadores da Fiocruz fizeram uma paralisação de 24 horas em defesa da democracia, do SUS, pelo cumprimento na íntegra dos acordos salariais, contra o governo ilegítimo e pelo Fora Temer!

Durante o dia , que prevê um Ato no Castelo Mourisco e outros programas culturais, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP realizou ocupação em defesa do SUS e das demais políticas públicas. O #OcupaCSEGSF promoveu a integração entre profissionais, alunos e usuários moradores de Manguinhos. Confira, na entrevista da psicóloga Eliane Chaves Vianna, chefe do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, as ações programadas para a atividade desta sexta-feira (10/6) e as respostas da unidade contra os ataques ao SUS.

Informe ENSP: O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), diante da atual conjuntura política, econômica e dos recentes ataques aos SUS, tem sido protagonista em diversas frentes na defesa do Sistema, além de apoiar profissionais de saúde, mobilizar alunos e usuários. O que suscitou esse movimento?

Eliane Chaves Vianna: O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria é uma unidade de Serviço, de Ensino e Pesquisa, e faz parte da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Então, se o SUS sofre ataques, nós os sentimos não só em relação à pesquisa e ao ensino, mas o atendimento direto ao cidadão também é afetado. E isso se traduz na perda de qualidade da assistência, principalmente em função das anunciadas restrições ao orçamento da saúde e no retrocesso que pode existir em relação aos direitos de cidadania conquistados a duras penas e do trabalho em saúde, como por exemplo, a não obrigatoriedade do ACS nas equipes de Saúde da Família.

Ter um trabalhador de saúde morador do território sempre foi uma prática do CSEGSF desde a década 1980, por intermédio de um projeto do Unicef. Ver essa proposta sendo detonada e ameaçada nos afeta profundamente porque sempre tivemos contato muito próximo com a comunidade. Não há como não nos posicionarmos! Esse protagonismo não é nada mais do que missão do próprio Centro de Saúde, pela relação e compromisso que possui com a comunidade.

Informe ENSP: Ser um campo de ensino, pesquisa e assistência facilita o diálogo com os profissionais, alunos e moradores, certo?

Eliane Chaves Vianna: A vocação da Escola - que é eminientemente acadêmica -, se consolida através da formação de profissionais de saúde para o sistema público e do estudo, da formulação e implementação de novas e melhores políticas públicas. A vocação do CSE, além das já citadas, é aproximar a teoria da prática, levando em conta as necessidades manifestadas pelos usuários e a realidade deste território. Nesse cenário, os diálogos com os alunos são fundamentais.

Informe ENSP: O que propõe o #OcupaCSEGSF - em defesa do SUS? Como nasceu a iniciativa?

Eliane Chaves Vianna: A iniciativa é mais uma resposta, entre tantas, à atual conjuntura política do país que ameaça o sistema público e todas as conquistas advindas da Constituição de 1998. No CSE compreendemos que seria mais lógico fazer nossa mobilização mantendo nossas agendas e realizando atividades de esclarecimento e informação sobre as ameaças que o país vem sofrendo. Com a "ocupação", teremos mais uma oportunidade de nos aproximarmos da comunidade e mostrarmos todo o movimento em defesa do SUS, ou seja, de um sistema de saúde que é público, de todos e para todos.

Informe ENSP: Detalhe a programação do #OcupaCSEGSF.

Eliane Chaves Vianna: A atividade exibirá vídeos sobre a importância do Sistema Único de Saúde e as possíveis perdas na atual conjuntura. Além da apresentação de vídeos, teremos uma Oficina de Cartazes - da mesma maneira no Ocupa ENSP - como forma de nos integrarmos nas atividades de mobilização dentro da Fiocruz. Além disso, convidaremos a comunidade a participar das atividades no Castelo e haverá distribuição de laço azul (simbolizando o SUS) e fitas azuis para expressar o comprometimento com o Sistema.

Fonte: Informe ENSP


Aluna de Iniciação Científica do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria participa do Programa de Vocação Científica (Provoc)

Aluna de Iniciação Científica do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria participa do Programa de Vocação Científica (Provoc)


Larissa Barão, ex-estudante do Colégio Pedro II, unidade São Cristóvão foi orientada pelo Pesquisador André Pereira, do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (Laiss) do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria.

O objetivo da monografia de Larissa foi comparar o perfil de consumo de informações sobre saúde na Internet entre jovens do Colégio Estadual Professor Clóvis Monteiro, de Manguinhos e os da Escola Parque da Gávea, colégio privado da elite social da cidade.

Participar do Programa de Vocação Científica da Fiocruz foi uma experiência incrível. Nesta instituição, conheci pessoas maravilhosas que me transmitiram os mais diversos conhecimentos. Toda essa vivência mudou a minha vida e me tornou mais empoderada, avalia Larissa..

O Programa de Vocação Científica da Escola Politécnica envolve estudantes do ensino de médio de alguns colégios da cidade. Eles passam quatro horas por semana em um laboratório da Fiocruz onde desenvolvem alguma atividade de pesquisa. Nos últimos dois anos e meio tive a satisfação de acompanhar de perto o trabalho desenvolvido por Larissa, afirma André.


sábado, 11 de junho de 2016

Agentes Comunitários de Saúde são recebidos sob forte emoção

Agentes Comunitários de Saúde são recebidos sob forte emoção



Revogadas as Portarias 958 e 959

Os Agentes Comunitários de Saúde conseguiram derrubar as Portarias 958 e 958, que alteravam a composição das Equipes Saúde da Família.

Os ACS de Manguinhos foram recebidos com um pequeno lanche na sala de espera da unidade.

Vídeo disponível no link: https://www.facebook.com/comacs.manguinhos

Créditos do vídeo: Fábio Falcão.

Fotos disponível no link: https://drive.google.com/open?id=0B5h8HsyZPqgkdWo5bTBTRFBmbzg







quinta-feira, 9 de junho de 2016

Bazar da Solidariedade presente na Feira Agroecológica Josué de Castro

Bazar da Solidariedade presente na Feira Agroecológica Josué de Castro


Nesta quinta-feira (9/6), de 9h às 14h tem Feira Agroecológica Josué de Castro na portaria da ENSP.

Na feira há a comercialização de alimentos orgânicos, produzidos sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos ou mudanças genéticas, para evitar danos à saúde de quem os consome e à natureza.

O principal objetivo do Bazar da Solidariedade é prestar apoio social às famílias e indivíduos soropositivos em situações emergenciais.

O Bazar foi criado em março de 1998 pela equipe do Núcleo de DST/AIDS do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), surgiu em função da necessidade imperiosa de buscar uma saída para prestar socorro emergencial aos portadores do HIV e suas famílias em situações de penúria, constrangimento e segregação.

Organizado na primeira semana de cada mês, conta com o auxílio das doações feitas por funcionários do CSEGSF, da ENSP e outros colaboradores.

Doações na portaria do Centro de Saúde, no horário de 9h às 16h aos cuidados de Dona Antônia.

Fonte: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/39784

























Aula prática do Curso de Aperfeiçoamento em Antropometria Aplicada à Avaliação Nutricional em Serviços de Saúde

Aula prática do Curso de Aperfeiçoamento em Antropometria Aplicada à Avaliação Nutricional em Serviços de Saúde



Na quarta-feira (8/6), de 14:30 às 16h foi realizada a aula prática com os alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Antropometria Aplicada à Avaliação Nutricional em Serviços de Saúde, na sala M da unidade.

Funcionários do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria participaram da atividade para avaliação da composição corporal, conhecendo o percentual de gordura e massa muscular.

Esse conhecimento é importante para complementar a avaliação nutricional que fazemos utilizando peso e estatura e cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC). Lembrando que, para aqueles que precisam ou desejam emagrecer, realizamos mensalmente o Grupo de Bem com a Balança, conclui Ana Lúcia Fittipaldi da Equipe de Nutrição.












Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
24.000 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Leopoldo Bulhoes, 1480 - Manguinhos

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h

Telefones

(21) 2598-2520

Tecnologia do Blogger.